Rua Pio XI, 1771 - Sala 03, Alto de Pinheiros - São Paulo/SP

  • (11) 3467-9071
  • 93145-9016

MT - Contribuintes com IPVA em atraso podem parcelar o imposto até dia 30

Os débitos do exercício de 2008 podem ser pagos em até seis parcelas

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT) oferece oportunidades aos contribuintes inadimplentes do pagamento do IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores para regularizarem os débitos referentes a este tributo. A solicitação de parcelamento deve ser feita exclusivamente no portal da Secretaria de Fazenda, no endereço eletrônico: www.sefaz.mt.gov.br, até esta quinta-feira (30.04).

Os débitos fiscais vencidos até dia 31 de dezembro de 2007 podem ser quitados em forma de parcelamento, em até 12 parcelas corrigidas, desde que o valor de cada uma não seja inferior a duas Unidades Padrão Fiscal (UPFMT), correspondente ao total de R$ 63,90. Os débitos do exercício de 2008 podem ser pagos em até seis parcelas, desde que o valor de cada uma também não seja inferior a duas UPFMT.

Além disso, para o pagamento do IPVA do ano em curso, o Governo do Estado concede desconto de 5%, desde que efetuado até o último dia útil anterior ao dia de vencimento, ou a possibilidade de quitação em três cotas de igual valor, caso seja respeitada a data determinada pelo calendário de vencimento, baseado no final das placas dos veículos.

Em razão dessas facilidades, o secretário de Fazenda, Eder Moraes, observa ser inconcebível que o montante da inadimplência acumulada do IPVA nos últimos cinco anos em Mato Grosso seja da ordem de aproximadamente R$ 300 milhões. Para reverter este quadro, a Sefaz começou a utilizar no mês de março equipamento com tecnologia de ponta.

Trata-se de leitor óptico de caracteres, equipamento interligado à base de dados da Fazenda Estadual que filma a placa dos veículos e destaca instantaneamente a regularidade fiscal dos mesmos em relação ao IPVA. “O equipamento informa as características do veículo, tais como: nome do proprietário, ano, modelo e se o recolhimento do IPVA está regular ou não. O foco é o IPVA em atraso nos últimos cinco anos”, assinala Moraes.

A intenção, assegura o secretário de Fazenda, é desestimular o não pagamento do IPVA e, consequentemente, verificar se o contribuinte está regular com o licenciamento do veículo, uma vez que o pagamento do IPVA é pré-requisito para o licenciamento.