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Mude na hora certa

Mudar não é fácil e mais difícil ainda é descobrir a hora certa e como mudar.

Autor: Paulo AraújoFonte: Administradores.comTags: empresariais

Alterar, transformar, modificar, deslocar e variar. Todas essas palavras podem ter o mesmo significado de mudar, que é ainda o verbo mais usado no diálogo corporativo. Mudar processos, atitudes, produtos, conceitos, tecnologias, xiii lá vem confusão.

Mudar não é fácil e mais difícil ainda é descobrir a hora certa e como mudar. Vamos ver esses pontos com um pouco mais de atenção e como utilizá-los em favor da sua carreira.

O sentimento de insatisfação é constante. Acordar e ir para o trabalho é uma grande chatice? Está na hora de fazer aquela autocrítica e dar um novo rumo para sua vida. Mas também é preciso calma para tentar detectar o que realmente o incomoda. São as pessoas da equipe? O chefe? O processo? O cliente? Conseguir detectar o problema de forma mais específica ajuda na tomada de decisões a evita decisões erradas e precipitadas. Tomar decisões quando nervosos então, nem pensar. O negócio é descobrir o que realmente incomoda e tentar dar um jeito na situação antes de pensar em mudanças mais drásticas e se for o caso começar a se preparar para alçar novos voos.

Não sinto prazer no que faço. De acordo com uma pesquisa 74,5% das pessoas declaram estar infelizes com o trabalho e a empresa em que atuam. Reflita sobre o verdadeiro significado de seu trabalho. Você está ajudando quem? Sua empresa colabora com o quê? Encontre algo que você goste de fazer na empresa atual ou o que gostaria de fazer e sugira ao seu chefe essa mudança. O xis da questão é: sua carreira não decola se você não tiver prazer ou gostar do que faz.

Não vejo futuro para minha carreira. Quais os motivos verdadeiros para a estagnação? Sugiro que você faça o seu planejamento estratégico e defina o que quer mudar. Faça uma análise do ambiente interno (ambiente de trabalho, despesas familiares, satisfação no emprego atual, atualize seu curriculum, analise rede de contatos, etc.) e depois do externo (situação político-econômica do país, como está o mercado de contratação de minha área, oportunidades em outras cidades ou países, entre outros). Pense em como você quer estar daqui a um, cinco e dez anos. Seja bem específico e detalhe bem as atividades que pretende fazer para atingir os seus objetivos.

As pessoas até são bacanas, mas a empresa... Neste caso creio que os seus valores não são condizentes com os de sua empresa. O seu pique, forma de atuar e grau de competitividade não estão no mesmo patamar. Neste caso é bom você pensar seriamente em uma nova colocação mesmo por que a tendência é o grau de insatisfação só aumentar e a cultura da empresa não irá mudar só para lhe atender.

Creio que mereço mais. Há quanto tempo você está no mesmo cargo? Não recebe uma promoção? Pois é, se faz muito tempo está na hora de tentar começar a galgar novos postos no trabalho. Descubra na empresa se existem cargos em aberto no qual você possa se candidatar ou tente negociar um aumento no seu salário ou algum tipo de premiação ao atingir metas. Também está na hora de se preparar para ter aquela conversa com seu chefe e ter de uma visão mais clara sobre como conduzir a carreira dentro da empresa e naquele momento de forma específica. Peça um feedback e busque orientação de um coach ou mentor. São sempre atitudes que podem lhe ajudar. Outra opção é buscar outra atividade em conjunto com seu trabalho. Ser sócio de alguma empresa, dar aulas em alguma faculdade, enfim buscar outras opções que podem aumentar a sua renda.

Mudar não é fácil, exige muita análise, percepção e também acreditar em sua intuição. Não mude apenas por mudar. Normalmente antes de a mudança estar efetivamente implantada e de a situação melhorar temos a sensação que tudo piorou. Não se assuste e tenha a convicção de que a mudança irá trazer benefícios.